Abraço Negro – Pastoral Afro da Diocese Meridional

O Abraço Negro – Pastoral Afro da Diocese Meridional responde à decisão do último Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Brasília, junho de 2018), que assumiu a Década de Afrodescendentes (2015-2024) – declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) – como pauta prioritária na IEAB.

O Abraço Negro tem parcerias com o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), com organizações de Mulheres Negras do RS, e tem estreitado o diálogo inter-religioso com outras tradições cristãs e suas pastorais afro, bem como com tradições de matrizes africanas.

O diálogo com quilombolas e povos indígenas é também uma das ações da Pastoral, que se propõe a fortalecer o conceito de “Igreja Segura” também para esses grupos em grave situação de acúmulo de vulnerabilidades.

Todas as atividades da Pastoral são educativas e têm como principal pressuposto teórico a Hermenêutica Bíblica Negra, buscando instrumentalizar lideranças para o enfrentamento ao racismo.

OBJETIVO GERAL:

Implementar ações de enfrentamento ao racismo na Diocese Meridional, a partir do diálogo inter-religioso com as tradições de matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Capacitar as Paróquias Anglicanas de Porto Alegre (inicialmente) para a promoção do respeito à diversidade religiosa e práticas não racistas;

2. Aproximar a prática pastoral da vida de pessoas e comunidades negras (quilombos, movimentos negros, feminismos negros, comunidades de Terreiro, Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros etc.); e de povos indígenas;

3. Promover espaço de acolhimento e promoção do respeito às diversidades étnico-racial e religiosa.

PERSPECTIVAS PARA 2020

Além de seguirmos com a linha de atuação PARCERIAS E FORMAÇÃO, com a ampliação da equipe de coordenação de 02 para 10 lideranças negras diocesanas, atuaremos também com:

Memória – História – Acervo;

Marcos Legais;

Projetos e captação de recursos;

Arte e Cultura;

Secretaria;

Imigração e Migração.

2020-06-11 – Autor:Presbitero Pilato Pereira – Ponto Missionario Santo Andra

Está gostando? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Mais notícias:

Sementes