UMEAB - UJAB - Pastorais - Ordens - Irmandades - Movimentos - CLERICUS - ABEDEN - Conselho Diocesano - Grupo Gestor - CPPM - CEAT - Grupo Gestor - Junta de Capelães - Comissões

Junta de Capelães

A Junta de Capelães é definida pelos cânones gerais da IEAB, como um órgão que examina todos os candidatos à ordenação sobre as suas qualificações e capacidades de serem ordenados. Na Diocese Meridional ela é composta de três presbíteros, nomeados pelo Bispo Diocesano com homologação do Concílio.

Quando o candidato às sagradas ordens já concluíu curso num dos seminários da IEAB a Junta pode dispensá-lo do exame, mas realiza uma ou mais entrevistas com a finalidade de avaliar a posição pessoal do candidato com relaçao à doutrina, ao culto e à disciplina da IEAB. Parte do exame pode ser por escrito e também pode ser feito parceladamente. Além de examinar, pode, também, sugerir à comissão de ministérios uma possível continuidade de estudos e organiza esses estudos. Feito o exame a Junta deve informar, por escrito e pormenorizadamente, ao bispo da diocese os resultados dos exames a que submeteu o candidato às Sagradas Ordens.

Por ser um órgão homologado pelo Concílio a Junta deve também relatar ao Concilio da Diocese. No caso de candidatos que não tenham realizado cursos num seminário, a Junta realiza um exame completo, nunca sem antes dar um aviso prévio de no mínimo sessenta (60) dias.

As matérias do exame estão relacionadas nos Cânomes Gerais e constam de dez itens:
l)Santas Escrituras;
2) HIstória da Igreja;
3) Doutrina Cristã;
4) Liturgia;
5) Ética Cristã;
6) Teologia Pastoral;
7) Psicologia e Clínica Pastoral;
8) Educação Cristã;
9) Ecumenismo
10)Sociologia Pastoral.

A Junta de Capelão Examinadores também pode ser chamada pelo bispo diocesano para examinar ministros de outra denominação cristã que desejam ingressar no ministério de nossa igreja.